De forma simplificada, Virtualização significa utilizar um mesmo hardware para executar mais de um sistema operacional com serviços distintos entre eles, otimizando o uso de hardware, possibilitando redução de custos, maior disponibilidade de serviços, facilitando a recuperação de desastres devido a agilidade em se recuperar o ambiente a partir de servidores virtuais, entre outros benefícios proporcionados por essa tecnologia.
A virtualização de servidores pode ser implementada em ambientes de servidores já existentes, com objetivo de otimizar a infraestrutura de TI, reduzindo custos, otimizando processos e agilizando o dia-a-dia do negócio. Além disso, a Virtualização pode ser utilizada para a criação de infraestruturas de servidores novas, como na implantação de filiais de empresas, novas empresas, etc.
Como funciona:
Para realizar um projeto de virtualização de servidores, é necessário a realização de uma análise aprofundada dos objetivos do negócio, para identificar como a TI pode auxiliar a empresa na busca de seus objetivos.
As fases são:
- Orçamento – Após realizada a análise e definido o projeto, é realizado orçamento para implantação da solução proposta, para definição do negócio.
- Execução – Nessa fase é executado o projeto definido e planejado anteriormente, de acordo com as etapas e procedimentos constantes no planejamento.
- Implantação no ambiente de produção – Após o sucesso nos testes, é realizado a implantação no ambiente de produção do cliente, de acordo com a realidade do cliente.
- Finalização – Nessa etapa são entregues a documentação referente a solução implantada, para apresentação e entrega ao cliente, finalizando o projeto.
Vantagens:
- Melhor aproveitamento do hardware;
- Melhora no processo de recuperação de desastres devido a agilidade em se recuperar o ambiente a partir de servidores virtuais
- Redução de custos com sistema operacional Microsoft Windows Server, uma vez que a versão Standard desse sistema operacional oferece duas licenças do sistema operacional para servidores virtuais (enquanto para servidores físicos, apenas uma), e a versão Datacenter oferece licenças ilimitadas do sistema operacional para servidores virtuais
- Reduz o custo do espaço em rack e custo da energia por usar vários servidores virtuais em um só hardware
- Redução de custo com manutenção de hardware, pois com a virtualização se reduz a quantidade de hardware existente na empresa, reduzindo o custo com manutenção dos mesmos.