Virtualização

De forma simplificada, Virtualização significa utilizar um mesmo hardware para executar mais de um sistema operacional com serviços distintos entre eles, otimizando o uso de hardware, possibilitando redução de custos, maior disponibilidade de serviços, facilitando a recuperação de desastres devido a agilidade em se recuperar o ambiente a partir de servidores virtuais, entre outros benefícios proporcionados por essa tecnologia. 

A virtualização de servidores pode ser implementada em ambientes de servidores já existentes, com objetivo de otimizar a infraestrutura de TI, reduzindo custos, otimizando processos e agilizando o dia-a-dia do negócio. Além disso, a Virtualização pode ser utilizada para a criação de infraestruturas de servidores novas, como na implantação de filiais de empresas, novas empresas, etc. 

Como funciona: 

Para realizar um projeto de virtualização de servidores, é necessário a realização de uma análise aprofundada dos objetivos do negócio, para identificar como a TI pode auxiliar a empresa na busca de seus objetivos. 

As fases são: 
  • Orçamento – Após realizada a análise e definido o projeto, é realizado orçamento para implantação da solução proposta, para definição do negócio. 
  • Execução – Nessa fase é executado o projeto definido e planejado anteriormente, de acordo com as etapas e procedimentos constantes no planejamento. 
  • Implantação no ambiente de produção – Após o sucesso nos testes, é realizado a implantação no ambiente de produção do cliente, de acordo com a realidade do cliente. 
  • Finalização – Nessa etapa são entregues a documentação referente a solução implantada, para apresentação e entrega ao cliente, finalizando o projeto. 

Vantagens:

  • Melhor aproveitamento do hardware;
  • Melhora no processo de recuperação de desastres devido a agilidade em se recuperar o ambiente a partir de servidores virtuais 
  • Redução de custos com sistema operacional Microsoft Windows Server, uma vez que a versão Standard desse sistema operacional oferece duas licenças do sistema operacional para servidores virtuais (enquanto para servidores físicos, apenas uma), e a versão Datacenter oferece licenças ilimitadas do sistema operacional para servidores virtuais 
  • Reduz o custo do espaço em rack e custo da energia por usar vários servidores virtuais em um só hardware 
  • Redução de custo com manutenção de hardware, pois com a virtualização se reduz a quantidade de hardware existente na empresa, reduzindo o custo com manutenção dos mesmos.

Copyright Load Soluções – Tecnologia da Informação © 2011 – 2020 Todos os direitos Reservados.